Patologias

Capsulite Adesiva
A capsulite adesiva, popularmente conhecida como “ombro congelado”, é uma condição dolorosa e debilitante que afeta a articulação do ombro, resultando em rigidez progressiva e limitação dos movimentos. Esta condição pode afetar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, tornando simples atividades diárias desafiadoras.
Apesar de sua causa exata ainda não ser completamente compreendida, acredita-se que esteja relacionada a um processo inflamatório que leva ao espessamento e enrijecimento da cápsula articular do ombro, responsável pela estabilidade e função do membro.
Assim, alguns dos principais fatores de risco incluem:
Neste cenário, a capsulite adesiva é caracterizada pela dor persistente e perda progressiva da mobilidade do ombro, de modo que o curso da doença se divida em três fases principais:
Por isso, o diagnóstico é feito principalmente com base na história clínica do paciente e em um exame físico detalhado, que avalia a amplitude de movimento do ombro. Exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, podem ser solicitados para descartar outras condições, como artrite ou lesão do manguito rotador.
Já o tratamento, tem como objetivo aliviar os sintomas desconfortantes e limitantes, podendo incluir as seguintes abordagens: